ID: 67293
Autoria:
Karoline Rodrigues Sobreira, Manuel Salgueiro Rodrigues Júnior.
Fonte:
Revista de Governança Corporativa, v. 5, n. 1, p. 82-110, Janeiro-Junho, 2018. 29 página(s).
Palavras-chave:
Governança no Setor Público , IFAC , Instituição de Ensino Superior
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Diversos países estão no caminho para uma mudança das características do setor público, através de uma remodelação político-administrativa que seja projetada para assegurar maior responsabilidade e melhor prestação de serviços. As Instituições de Ensino Superior (IES) públicas também estão inseridas nesse contexto, sendo sua demanda constante e o volume de recursos disponível cada vez mais restrito, acarretando a necessidade do aperfeiçoamento contínuo do seu modelo de gestão (Sales et al, 2015). O presente estudo tem o objetivo de fazer uma avaliação na gestão de uma Universidade Pública do Ceará, com base no referencial teórico "International Framework: Good Governance in the Public Sector" produzido pela International Federation of Accountants (IFAC) e Chartered Institute of Public Finance and Accountancy (CIPFA), verificando a aderência da gestão quanto a esse modelo internacional. Trata-se de um estudo de caso, realizado através de um questionário para pessoas do corpo de governo da IES, com base no citado Framework do IFAC adaptado para a escala Likert. Os resultados revelam que existe a percepção de um nível Alto de adesão aos princípios de boa governança elencados pelo IFAC/CIPFA, com um percentual de 80,34%. Os princípios de “integridade, ética e compliance” e “acessibilidade e envolvimento dos stakeholders” foram destaques positivos, pois obtiveram os melhores níveis, com 92,38% e 87,62%, respectivamente. No entanto, mesmo com os resultados elevados, existem princípios passíveis de melhoria. Destaca-se a “Gestão de Riscos e Desempenho” e “Desenvolvimento Sustentável”, que obtiveram os menores percentuais (71,43% e 72,86%, respectivamente).