ID: 36704
Autoria:
Gustavo Benevides, Antoniolli, Pedro Domingos, Pizzinatto,Andrea Kassouf, Ana Rita Tiradentes Terra Argoud.
Fonte:
Revista de Tecnologia Aplicada, v. 3, n. 1, p. 19-41, Janeiro-Abril, 2014. 23 página(s).
Palavras-chave:
Operador Logístico e Vantagem Competitiva , Rede Logística
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O presente artigo explora o papel da logística como estratégia para redução de custos e aumento da qualidade dos serviços ofertado ao cliente, obtendo assim, fonte potencial de vantagem competitiva. O objetivo desta pesquisa pretendia analisar as estratégias utilizadas por um operador logístico com o intuito de obter vantagem competitiva sustentada. Para tanto, foi necessário realizar uma pesquisa em duas etapas. A primeira exploratória, realizada em livros, artigos e teses. A outra etapa da pesquisa foi descritiva, apurada através de um estudo de caso. O tratamento dos dados e a ênfase da pesquisa foi qualitativa, pois ela detinha o interesse de conhecer o fenômeno e não quantificá-lo. Para diversos autores a logística tem assumido um papel cada vez mais estratégico nas organizações pressionadas pela necessidade de eficiência e velocidade em suas cadeias de suprimentos. Ao mesmo tempo, as empresas têm dedicado recursos e atenção às suas atividades-fins, utilizando-se de serviços / operadores logísticos como forma de obter flexibilidade operacional e alavancar o uso de competências específicas. Neste cenário, a empresa Dunga Produtos Alimentícios, vislumbra a vantagem competitiva em parceria com a JJ Meirelles que está se adequando para se tornar um operador logístico. Os resultados desta pesquisa apontam para uma mudança de estratégia, ou seja, as transportadoras tradicionais deverão incorporar/ alterar seu core business para um operador logístico.