ID: 48568
Autoria:
Alessandra Cassol, Roberto Lima Ruas, Fernando Maciel Ramos, Daniela de Andrade Marque, Caciano Zanini.
Fonte:
Revista de Tecnologia Aplicada, v. 6, n. 3, p. 15-32, Setembro-Dezembro, 2017. 18 página(s).
Palavras-chave:
Competências do administrador , Formação acadêmica; Competências gerenciais , Micro e pequenas empresas
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este trabalho procurou entender quais são as competências gerenciais que devem compor os programas de formação em administração a fim de preparar os futuros profissionais. O método utilizado na pesquisa foi quantitativo, sendo o instrumento de coleta de dados um questionário aplicado por meio da técnica survey. A amostra dividiu-se em 161 gestores de organizações de 26 cidades de Santa Catarina e em 261 acadêmicos que foram compostos por alunos em fase final de curso e bacharéis de administração de 12 universidades, também, de Santa Catarina. Foram encontradas congruências nos resultados específicos sobre as competências mais valorizadas, todavia observaram-se diferenças importantes entre os dois grupos investigados no que concerne a seus interesses, visões e prioridades acerca do tema. Por isso, uma conclusão que transcende as características específicas da pesquisa coloca em questão a opinião dos gestores quando tratadas como diretriz principal na definição das competências relevantes em processos de formação em IES.