ID: 56447
Autoria:
Juliana Cristina de Moura Soares, Wayne Thomas Enders, Lissa Valéria Fernandes Ferreira, Mauro Lemuel Alexandre, Júlio César Soares.
Fonte:
Revista de Turismo Contemporâneo, v. 1, n. 1, p. 38-58, Janeiro-Dezembro, 2013. 21 página(s).
Palavras-chave:
Cadeia Produtiva , Empreendimentos , Inovação , Turismo
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
No mundo globalizado e competitivo, a inovação pode auxiliar tanto na criação de valor e eficiência dos produtos, serviços e administração, quanto na sustentabilidade das empresas e destinos. Assim, o objetivo principal deste estudo foi identificar os níveis e formas de inovação nos empreendimentos da cadeia produtiva turística no município de Tibau do Sul/RN. Foram investigadas trinta empresas dos segmentos: agenciamento, gastronomia, hospedagem, lazer e entretenimento, transporte e uma consultoria turística. O estudo, de caráter descritivo-exploratório e abordagem qualitativa, foi feito através de pesquisa bibliográfica e de campo, com aplicação de questionário. As técnicas utilizadas foram: frequência, média, porcentagem e análise de conglomerados. Os resultados da pesquisa indicaram que: os empreendedores se consideram relativamente mais inovadores em produto, serviço, administração e desempenho global, do que seus concorrentes locais, por meio de práticas relacionadas, principalmente, à inovação em produto; o segmento que mais inovou em produto foi agenciamento, em administração foi hospedagem e tanto em serviço como em desempenho global da inovação foi a consultoria turística. Concluiu-se que os empreendimentos da cadeia produtiva do turismo de Tibau do Sul devem explorar melhor o elemento inovação, aliando suas ações às tendências do perfil do consumidor para que possam ser mais competitivos e sustentáveis.