ID: 56443
Autoria:
Pedro M.G.L. Cascada, Carlos M.R. Sousa, Marisol B. Correia, Célia M.Q. Ramos.
Fonte:
Revista de Turismo Contemporâneo, v. 2, n. 1, p. 136-160, Janeiro-Junho, 2014. 25 página(s).
Palavras-chave:
E-Learning , Portugal , Sistemas de Informação , Tecnologias de Informação e de Comunicação , Turismo , Web Semântica
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O ensino à distância está cada vez mais presente nas instituições de ensino, em todos os níveis, através da utilização cada vez mais frequente das capacidades disponibilizadas pelas novas tecnologias de informação e comunicação. Neste âmbito, o e-Learning assume um papel cada vez mais importante para a disseminação do ensino à distância, sendo cada vez mais utilizado nos diversos graus de ensino com destaque para o ensino superior, bem como apresenta elevadas potencialidades para a formação e atualização de conhecimentos dos profissionais dos variados setores de atividade económica, com particular ênfase no turismo. Neste trabalho pretende-se caracterizar o ensino à distância, dando uma especial atenção ao eLearning, às suas características, funcionalidades e formas de utilização que lhe estão associadas, bem como um enquadramento do momento atual de utilização do e-Learning . O caso de estudo foi aplicado a através de um questionário (online) aplicado a estudantes de uma unidade curricular (UC) do ensino superior português, na área do turismo. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que uma maior frequência de utilização deste tipo de ferramentas pode corresponder a um melhor desempenho dos estudantes e possibilitou-nos tomar conhecimento da opinião dos inquiridos sobre a importância das funcionalidades e pedagogias associadas ao e-Learning, e se as mesmas devem ser mais utilizadas e desenvolvidas no futuro, quer para estudantes quer para futuros profissionais ligados à atividade turística, a qual é muito influenciada pelos avanços tecnológicos.