ID: 56429
Autoria:
Kassia Suelen da Silva Farias.
Fonte:
Revista de Turismo Contemporâneo, v. 2, n. 2, p. 183-205, Julho-Dezembro, 2014. 23 página(s).
Palavras-chave:
Amazônia , Políticas Públicas , Turismo
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Verifica-se que o turismo tem passado por inúmeras transformações no que concerne ao planejamento e gestão da atividade. Observa-se que desde a década de 1970 tem-se pensado em diferentes modelos de desenvolvimento de turismo para a Amazônia, almejando o progresso econômico e social. Neste processo, na década de 1970, a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), deu inicio a discursão de criação do primeiro Plano de Turismo da Amazônia (PTA) que deu inicio na década de 1980 até 1985. A partir da década de 1990 as estratégias de turismo para a região foram desenvolvidas em conformidade com a preocupação mundial em torno da natureza e do homem. Produto deste contexto, o II PTA foi lançado com o objetivo principal de desenvolver medidas que conciliassem o desenvolvimento econômico às questões ambientais e sociais. Outra ação também importante para esse período foi a promoção do desenvolvimento regional por meio de polos de turismo integrados, conforme determinava o PROECOTUR. O objetivo deste artigo, portanto, consiste em destacar as primeiras políticas públicas de turismo para o desenvolvimento dos estados e municípios da Amazônia que deram inicio a partir de 1970. Para isso, a estruturação conceitual do trabalho fundamentou-se em políticas públicas e planejamento de turismo na Amazônia. Utiliza-se como metodologia a pesquisa documental, por meio de diagnóstico que enfatiza os principais resultados obtidos pelos I e II Planos de Turismo da Amazônia, a partir da interpretação e análise documental; O artigo também adota a pesquisa bibliográfica, pois analisa as principais estratégias de desenvolvimento do turismo na Amazônia. A partir de tal análise, conclui-se que as mudanças políticas de turismo ocorridas na Amazônia entre a década de 1970 e 1990 - apesar de estarem acompanhadas por ações de planejamento do governo nacional e até mesmo pelas tendências mundiais - não conseguiram promover um planejamento adequado às necessidades e características da região, trazendo com isso uma ideia deturpada de desenvolvimento turístico para a AmazôniaTo contribute for the discussions on planning and public management of tourism area in the context of regional development, this research has as main objective to analyze the understanding of the territory by public agents in the context of planning and management of tourism in the Extreme South of RS region. It is understood the importance of the territory and the valuation of the particularities to the extent that it seeks to emphasize the heterogeneous and understand the regional diversity as potentiality. The region should be understood as a dynamic particularity in which the endogenous actions presents in the territory gain strength. The theoretical and methodological approach referenced on historical dialectic materialism was supported on qualitative research, with an emphasis on case study, using content analysis as data interpretation procedure.It was observed based on the interviews with the public tourism managers in the region, that there is the understanding that is necessary to act on a regional way, however the lack of protagonism of these managers prevents build up a regional project indeed. At last, understand the territory in the context of the planning and public management of tourism requires seek to respect, in the planning actions, the particularities aspects of a specific territory, that is, realized the particularities as potentialities for regional development.