ID: 64765
Autoria:
Manoela Carrillo Valduga, Carlos Manuel Costa, Zélia Maria Breda.
Fonte:
Revista de Turismo Contemporâneo, v. 9, n. 3, p. 343-362, Setembro-Dezembro, 2021. 20 página(s).
Palavras-chave:
Hospitalidade , Lugares de Hospitalidade , Porto , Rio de Janeiro , Turismo
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
O presente artigo tem como objetivo identificar e analisar a percepção da hospitalidade por parte de turistas internacionais nas cidades do Porto, em Portugal, e do Rio de Janeiro, no Brasil. O tema da hospitalidade é tratado teoricamente dentro de duas perspectivas distintas e até certo ponto antagônicas. De acordo com a corrente francesa de estudos, ela é considerada, resumidamente, como uma prática social, enquanto para a corrente anglo-saxônica ela assume valor comercial. Com o intuito de não influenciar os turistas entrevistados quanto às diferentes abordagens teóricas, optou-se pela metodologia de estudos denominada grounded theory, originalmente desenvolvida no campo da sociologia para áreas temáticas de pouca abordagem teórica, mas aqui adaptada para o oposto, que é quando um termo, de tão empregado, acaba por ter o seu significado distorcido. Os resultados, a partir da análise de conteúdo das entrevistas, identificaram oito categorias a posteriori de análise da hospitalidade, quais sejam: características da população, características dos empregados de bares, restaurantes, hotéis e similares, referência ao idioma/comunicação, características da cidade, infraestrutura turística, cuidado com o turista, sensação de exploração ao turista/turismo e mobilidade. Observou-se que as impressões pertinentes às pessoas, sejam residentes ou prestadores de serviço, foram categorias espontâneas com maior incidência, reforçando, em paralelo, a prevalência da chamada corrente de estudos francesa sobre a corrente de estudos anglo-saxônica, de viés comercial.