ID: 45000
Autoria:
Catarina Ianni Segatto, Fernando Luiz Abrucio.
Fonte:
Revista do Serviço Público, v. 68, n. 1, p. 85-106, Janeiro-Março, 2017. 22 página(s).
Palavras-chave:
educação , gestão por resultados , política educacional , reforma administrativa
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este artigo discute as reformas recentes na política de educação em quatro estados brasileiros. A adoção das reformas resultou do baixo desempenho dos alunos nas avaliações, e sua disseminação foi influenciada por diversos atores e instituições, governamentais e não governamentais. Dessa forma, seus desenhos e processos de implementação foram diversos. O objetivo, portanto, deste artigo é compreender quais fatores influenciaram essas diferenças. Para isso, foi realizada uma análise comparada de quatro casos – Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo – a partir de análise documental e de entrevistas. Verificou-se que alguns fatores foram responsáveis por essas diferenças, principalmente a trajetória das políticas educacionais, a realização de reformas anteriores e o modo como as reformas foram implementadas e negociadas com os atores envolvidos.