ID: 8908
Autoria:
Lina Eiko Nakata, Edileusa Godói Sousa.
Fonte:
Revista Economia & Gestão, v. 12, n. 29, p. 17-34, Maio-Agosto, 2012. 18 página(s).
Palavras-chave:
Competências , Gestão de Pessoas , Gestão por Competências
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A gestão por competências ganha importância nas discussões acadêmicas, devido as empresas visarem a sua perenidade num mercado cada vez mais competitivo. A definição de competências adotada neste trabalho tem uma abordagem de origem francesa que se desenvolveu no Brasil nas últimas duas décadas (FLEURY, 2000; ZARIFIAN, 2001; LE BOTERF, 2003; RETOUR, 2005; RUAS et al., 2005; DUTRA et al., 2006). Este artigo apresenta os resultados de um levantamento com 125 profissionais de recursos humanos que atuam em organizações brasileiras relevantes, sobre a compreensão e utilização do conceito de competências nas suas organizações. O objetivo foi relacionar o conceito de competências humanas com a gestão de pessoas, mostrando a visão dos gestores na adoção de um modelo de gestão por competências, cuja referência pôde ser analisada por meio de uma questão aberta contida no questionário aplicado, além dos resultados percebidos, por meio de níveis de concordância para diferentes aspectos organizacionais. Os resultados demonstraram que a compreensão do conceito é pulverizada e que, mesmo que a maioria da amostra compreenda competências somente como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, pelo menos uma parcela as entende de modo mais avançado, voltado à estratégia empresarial e/ou aos resultados. Também se viu que, com a implantação do modelo de competências, em boa parte das empresas houve muita ou média melhoria.