ID: 18324
Autoria:
Ilse Maria Beuren, Alexandre Corrêa dos Santos.
Fonte:
Revista Economia & Gestão, v. 13, n. 33, p. 108-127, Setembro-Dezembro, 2013. 20 página(s).
Palavras-chave:
Balanced Scorecard , Desempenho , Gestores , Mensuração , Utilização
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O Balanced Scorecard (BSC) tornou-se conhecido e difundido por sua aplicação como instrumento de medição do desempenho da organização sob quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos da empresa, aprendizagem e crescimento. Sua criação deu-se originalmente justificada pela frustração em relação aos métodos tradicionais de mensuração de desempenho, focalizados no desempenho financeiro. Este estudo objetiva investigar quais são os fins para os quais os gestores utilizam o BSC. Pesquisa descritiva foi realizada por meio de uma survey e com abordagem quantitativa do problema. A pesquisa baseou-se no estudo de Wiersma (2009), do qual se extraiu o questionário principal, que foi enviado para gestores de empresas da região Sul do Brasil, usuárias do BSC. A análise dos dados foi realizada com aplicação de análise fatorial, utilizando-se o software estatístico SPSS, versão 18.0. Os resultados da pesquisa mostram em ordem de importância, que os gestores utilizam o BSC para: (i) o planejamento do trabalho; (ii) lidar estrategicamente com clientes internos e/ou externos; e (iii) a coordenação das atividades junto ao seu próprio grupo de trabalho. Conclui-se que o BSC afeta a percepção dos gestores em relação ao sistema de avaliação de desempenho e à organização de forma global.