ID: 36472
Autoria:
Janete Lara de O. Bertucci.
Fonte:
Revista Economia & Gestão, v. 1, n. 1, p. 20-49, Janeiro-Junho, 2001. 30 página(s).
Palavras-chave:
Efetividade organizacional , Estratégia , Universidades e Faculdades
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Este artigo relata parcialmente os resultados obtidos pela pesquisadora em sua tese de doutorado, quando foi analisada, de forma mais ampla, a questão da efetividade de instituições de ensino superior e as estratégias de gestão que influenciam na performance destas organizações. A pesquisa foi realizada em cinco Pontifícias Universidades Católicas brasileiras, cuja efetividade foi analisada a partir de três conjuntos de informações: coleta e análise de informações primárias e secundárias, entrevistas e teste de modelo de efetividade desenvolvido por Cameron (1978) e Clott (1994). Os resultados indicam que efetividade é resultante das decisões políticas adotadas a partir do modelo de universidade que, tanto um país quanto uma instituição, adotam como referência a ser alcançada. A nível estratégico, importante decisões foram implementadas nos últimos anos e elas aparecem relacionadas a: redefinição do modelo institucional; revisão do modelo de financiamento; expansão da base de graduação; incentivos à titulação e definição de estratégias para fixação de docentes; expansão das atividades de pós graduação stricto sensu”; investimentos em infra-estrutura. Efetividade em instituições de ensino superior é um tema polêmico no Brasil e não há consenso sobre o que significa uma instituição efetiva ou como medir dimensões de efetividade. Nossa pesquisa pretende ter contribuído para subsidiar o debate acerca de algumas dessas questões.