ID: 2938
Autoria:
Ana Lúcia Neves de Moura, Bruno Campello de Souza.
Fonte:
Revista Economia & Gestão, v. 8, n. 18, p. 53-71, Setembro-Dezembro, 2008. 19 página(s).
Palavras-chave:
Aprendizagem organizacional , Consultoria interna , Gestão pública
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A consultoria interna surgiu da necessidade de as organizações otimizarem permanentemente os seus processos, destacando-se o processo de mudança organizacional. O setor público tem favorecido o desenvolvimento desse modelo, a partir da modernização da sua gestão. Foi pesquisada a experiência do governo de Pernambuco com esse modelo de consultoria, a fim de se compreender o impacto da consultoria interna no desenvolvimento do servidor e os seus benefícios para o setor público. Os resultados mostram que essa atividade, além de criar oportunidades de desenvolvimento de novas competências, parece ampliar o campo de atuação do servidor, levando-o a assumir novos desafios profissionais. Contribui, também, para a valorização dos servidores, qualificando-os para atuarem como uma equipe de alto nível, capaz de elaborar soluções adequadas ao setor público, de assumir cargos gerenciais e atuar na formulação e implementação de políticas públicas de forma mais eficaz.