ID: 2949
Autoria:
Luiz Alex Silva Saraiva, Ana Paula Ribeiro Frias.
Fonte:
Revista Economia & Gestão, v. 9, n. 19, p. 44-64, Janeiro-Abril, 2009. 21 página(s).
Palavras-chave:
Cultura , Investimento empresarial , Políticas públicas
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O objetivo nesta pesquisa foi identificar os fatores ligados ao investimento empresarial em projetos culturais. Para tanto, analisou-se o caso de uma cidade de Minas Gerais, usando-se uma estratégia qualitativa de pesquisa viabilizada por meio de pesquisa documental associada a entrevistas semiestruturadas. O material coletado foi analisado por meio da técnica de análise do discurso francesa. Os resultados indicam que as empresas se orientam por jogos de interesses locais ao investirem em cultura; que os papéis público e privado muitas vezes se misturam, abrindo um leque de possibilidades para as empresas, que agem de maneira pouco estratégica para transformar o patrocínio em visibilidade, já que o público de ações culturais passou a ser visto como clientes em potencial. O setor público, ao traçar suas políticas culturais, não previu ações efetivas para garantir à população acesso a todas as formas de cultura; o que não interessa às empresas tem ficado à margem. Conclui-se que, embora haja ocupação de espaços na área cultural, à sociedade não têm sido ofertadas, de forma ampla, todas as possibilidades de cultura.