ID: 2992
Autoria:
Joyce Gonçalves Altaf, Irene Raguenet Troccoli.
Fonte:
Revista Economia & Gestão, v. 10, n. 23, p. 40-59, Maio-Agosto, 2010. 20 página(s).
Palavras-chave:
Empresa familiar , estratégia empresarial , gestão profissional
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Apesar de a maior parte dos estudos acadêmicos em gestão empresarial se basear em processos de gestão de empresas multinacionais e estatais, a empresa familiar, longe de ser uma instituição anacrônica nas suas diversas formas, ocupa espaço importante em economias industrializadas e emergentes. A presente pesquisa, eminentemente qualitativa, foi desenvolvida no nível exploratório, pois o objetivo é proporcionar uma visão geral acerca dos aspectos relevantes sobre o momento crítico da transição de gerações na gestão das empresas familiares. Refere-se a um caso prático que foi elaborado a partir da análise de uma empresa familiar, a Joalharia Meridiano. Esse estabelecimento, em meados dos anos de 2000, passou pelo processo de transição da gestão familiar para a gestão profissional. Ênfase também foi dirigida ao mercado do luxo, core business da empresa. O objetivo central deste artigo é expor os acontecimentos que permearam o processo de profissionalização da Meridiano. São ressaltados os entraves encontrados no decorrer desse processo, tais como as questões relativas à cultura organizacional, aos relacionamentos interpessoais, às relações de poder, à alocação de recursos, à configuração do setor, e à definição de cargos, de salários e de funções.