ID: 3018
Autoria:
André Luiz Maranhão de Souza Leão, Ricardo Sérgio Gomes Vieira, Brunno Fernandes da Silva Gaião.
Fonte:
Revista Economia & Gestão, v. 11, n. 26, p. 8-32, Maio-Agosto, 2011. 25 página(s).
Palavras-chave:
consumo de vinho , pesquisa qualitativa , segmentação , tipologia , valores humanos
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Nas últimas décadas houve um aumento significativo do consumo de vinhos finos no Brasil. Entretanto, o mercado interno ainda é pequeno, o que pode ser entendido pelo país não ter desenvolvido uma cultura de consumo de vinho. Neste sentido, os valores humanos se mostram como um aspecto central de comportamento cultural. Sendo assim, a presente pesquisa se propõe à identificação de valores humanos e aspectos de consumo indicativos de uma cultura de consumo de vinho no Brasil. Para tal, realizamos entrevistas em profundidade com atores que participam como mediadores (sommeliers, gourmets, chéfs, restauranteaurs, distribuidores, jornalistas e professores universitários) desta indústria em Recife, uma das três cidades de maior representatividade da cena enogastronômica brasileira. Para a análise dos dados foi utilizada a análise de discurso funcional. Com base nos achados sugerimos uma tipologia dos consumidores de vinho, a fim de apresentar como os valores identificados se relacionam. Implicações para o conhecimento do campo, bem como indicações para futuras pesquisas são consideradas.