ID: 40993
Autoria:
Josivania Silva Farias, Luiza Mariana Silveira Miranda.
Fonte:
Revista Economia & Gestão, v. 16, n. 42, p. 116-137, Janeiro-Março, 2016. 22 página(s).
Palavras-chave:
Ações coletivas , Promoção de exportações , Setor Apícola Brasileiro
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este trabalho discute, segundo a ótica de membros da Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (ABEMEL), as contribuições das ações coletivas para a solução de barreiras à promoção das exportações do setor apícola brasileiro. No marco teórico, apontam-se as redes, as ações coletivas, a internacionalização, as exportações e suas principais barreiras. Trata-se de um estudo de caso de abordagem predominantemente qualitativa. A unidade de análise é a ABEMEL, composta por 32 membros, com sede em Rio Claro, São Paulo. Destaca-se como entidade representativa do setor apícola brasileiro. Para a coleta das evidências empíricas utilizaram-se questionário fechado e roteiro de entrevista aplicados via e-mail, com a participação de 10 respondentes do questionário e quatro entrevistados, além de entrevista com representante da gerência da ABEMEL e de análise documental. Procedeu-se à análise de conteúdo com categorização a priori e em pequena etapa quantitativa extraíram-se médias e desvio-padrão. Concluiu-se que os associados percebem ganhos advindos de ações coletivas mediadas pela associação, que atua como um dos atores relevantes para estruturação do setor apícola. Entretanto, são percebidos desafios ainda maiores que envolvem esforços contundentes por parte de atores governamentais e empresariais.