ID: 42271
Autoria:
Renato Lúcio Pinho, Fernanda Carla Wasner Vasconcelos, Cristiana Trindade Ituassu, Íris Barbosa Goulart.
Fonte:
Revista Economia & Gestão, v. 16, n. 43, p. 5-32, Abril-Junho, 2016. 28 página(s).
Palavras-chave:
Inclusão bancária , Marketing , Microempreendedor
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O objetivo deste estudo foi analisar os desafios da inclusão bancária a partir das dimensões: produtos e serviços; canais de atendimento; comunicação. Os fatores críticos que impactam o sujeito da base da pirâmide social, em especial, o microempreendedor, no acesso e utilização dos produtos e serviços oferecidos pelas instituições bancárias são apresentados ao leitor, com base nos depoimentos de 37 entrevistados, todos micro-empreendedores que mantêm suas atividades no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte – MG. Suas falas foram submetidas a uma análise de conteúdo e os resultados evidenciam, como pontos críticos para uma inclusão bancária eficiente: canais de atendimento alternativos e fisicamente mais próximos; tecnologia segura, de fácil acesso e com uso intuitivo; custo dos produtos e operações financeiras compatível com a população; atendimento de qualidade em todos os canais de atendimento; propaganda específica direcionada para esse público e, por fim, uma política constante de promoção de educação financeira. Segundo os resultados da pesquisa, essas ações poderiam reduzir o distanciamento entre as instituições bancárias e o sujeito objeto do estudo, evidenciando o papel do marketing como potencial instrumento de inclusão.