ID: 55938
Autoria:
Cassiane Chais, David Güemes Castorena, Vandoir Welchen, Joel Tshibamba Mukendi, Josiane Vieira Maciel, Paula Patricia Ganzer, Juliana Matte, Pelayo Munhoz Olea.
Fonte:
Revista Economia & Gestão, v. 19, n. 54, p. 133-153, Setembro-Dezembro, 2019. 21 página(s).
Palavras-chave:
Cross-country , Empreendedorismo , Grupo Focal , Inovação , Universidade Empreendedora
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A universidade empreendedora consolida-se como um instrumento que não só proporciona força de trabalho e valor agregado com a criação ou transformação do conhecimento, como também aprimora o indivíduo, criando valores e atitudes e estimulando, assim, a capacidade empreendedora. Diante disso, o objetivo desta investigação consiste em analisar a percepção dos alunos sobre a importância da universidade empreendedora para sua formação acadêmica. A partir de uma abordagem qualitativa, com fases exploratória e descritiva, realizou-se um estudo comparativo entre dois casos, Brasil e México. Como técnica de coleta, empregaramse grupo focal e análise por meio da análise de conteúdo, com o auxílio do software NVivo®, versão 12. Os resultados mostram que a instituição mexicana está voltada à educação empreendedora, em atividades que integram estudantes e empresas nas aulas e pesquisas, incentivando a interação por meio da resolução de problemas reais. Já a instituição brasileira não trabalha de um modo claro e amadurecido quanto ao empreendedorismo, que costuma ser percebido basicamente como uma disciplina pelos acadêmicos.