ID: 70574
Autoria:
Eline Velasques Cavalcanti, Filippi Mickael Martini Honorio, Jerry Adriani Johann, Geysler Rogis Flor Bertolini.
Fonte:
Revista Economia & Gestão, v. 22, n. 62, p. 85-102, Maio-Agosto, 2022. 18 página(s).
Palavras-chave:
0; Quarta revolução industrial; Sustentabilidade; Aprendizagem Universitária , Indústria 4
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Por meio de inovações e tecnologias, as revoluções industriais trouxeram grandes desenvolvimentos e, mutuamente, desafios. Atualmente estamos vivenciando a quarta revolução industrial, ou Indústria 4.0. Neste contexto, a humanidade experimenta novas possibilidades de pensar e agir através do avanço combinado de tecnologia e internet. Este artigo teve como objetivo verificar se há relação da aprendizagem de práticas da indústria 4.0 com o nível de escolaridade em uma instituição de ensino superior a partir da percepção de alunos, professores e funcionários. Por meio de um estudo de caso com abordagem quantitativa, utilizou-se de um questionário adaptado do estudo de Mian et al. (2020), com amostra de 143 respondentes. Para avaliar a relação entre as variáveis qualitativas, foi aplicado o teste de independência Qui-Quadrado. Os resultados inferem que no sentido de conhecimento da indústria 4.0, do termo e se suas tecnologias, falta maior conhecimento do público pesquisado na Universidade. Em relação às práticas, há neutralidade para os projetos colaborativos e implementação de ferramentas. Conclui-se que o vínculo com a instituição é um fator significativo para justificar o conhecimento das tecnologias da indústria 4.0. Assim, alunos e professores, de diferentes áreas, estão mais atualizados no assunto quando comparado à categoria de funcionários.