ID: 47972
Autoria:
Margarete de Fátima Marcon, Larissa Kvitko, Maria José Carvalho de Souza Domingues.
Fonte:
Revista Eletrônica Científica do CRA-PR, v. 1, n. 2, p. 1-18, Julho-Dezembro, 2014. 18 página(s).
Palavras-chave:
Aprendizagem , Apresentação , Professor , Slides , Slidewares
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
No contexto acadêmico o uso adequado de apresentações multimídia (slidewares), com imagem, animações e som, como instrumentos de apoio ao ensino data dos primórdios do desenvolvimento desses meios. Contudo, uma ampla gama de pesquisas tem sido realizada nos últimos anos para a verificação da eficácia e da efetividade do seu uso. Os slides podem se constituir um instrumento eficaz na visualização e explanação de qualquer conteúdo. O estudo objetiva verificar, com base em documentos, a utilização de slide como instrumentos didáticos dinamizadores de aula. Evidenciando a utilização correta de texto em slides, a utilização de imagens e vídeos nas apresentações, a utilização de gráficos e tabelas, a utilização de animações e transições de quadros e a utilização de recursos didáticos. A pesquisa é classificada como quantitativa e de caráter descritivo. A coleta de dados se deu a partir de um estudo documental no sistema AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Utilizando como amostra documentos de apresentação (PowerPoint) dos professores do curso de graduação em administração de uma IES (Instituição de Ensino Superior) no Paraná. A relevância da pesquisa é corroborada a partir da importância e frequência em que estes instrumentos didáticos são utilizados em sala de aula nos dias de hoje. Além disso, diferenciase pela abordagem metodológica documental. Nesse sentido percebe-se que falta aos professores capacitação para o emprego pedagógico do PowerPoint.