ID: 60122
Autoria:
Raquel Rejane Theobald, Mirela Jeffman dos Santos, Flávio Régio Brambilla, Luciene Eberle.
Fonte:
Revista Eletrônica de Administração e Turismo, v. 14, n. 2, p. 183-202, Julho-Dezembro, 2020. 20 página(s).
Palavras-chave:
Comportamento do Consumidor , Emoções , Futebol , Sentimentos , Torcedor de Futebol
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
O futebol é considerado um símbolo da cultura brasileira, reconhecido por proporcionar diversão, interação social e diversos hábitos relacionados ao ato de torcer. O mercado futebolístico apresenta elevado potencial de consumo, seja por bens tangíveis quanto intangíveis, fazendo com que os torcedores sejam vistos como consumidores. Por tratar-se de um consumo que envolve devoção; sentimentos e emoções estão sempre presentes no comportamento dos torcedores. Esse estudo teve por objetivo analisar os sentimentos e as emoções dos torcedores veteranos de times brasileiros de futebol. Por meio de pesquisa exploratória qualitativa, com abordagem interpretativista, conduziram-se oito entrevistas em profundidade com torcedores homens veteranos de clubes brasileiros de futebol. Os resultados revelaram que os torcedores são envolvidos com seu time de forma incondicional, demonstrando lealdade, independente do contexto que se apresente. Os seus sentimentos e emoções oscilam de acordo com os movimentos de ascensão e queda do seu time. A alegria, o prazer, a satisfação e o amor são predominantes nas vitórias, enquanto a raiva, a decepção, o medo e a tristeza tomam conta dos períodos de derrotas. O desempenho do time, no entanto, não compromete o envolvimento dos torcedores. Ao contrário, os entrevistados revelaram sentir orgulho da história do seu time, sugerindo que os momentos de crise fazem parte da vida de um torcedor e que os sentimentos e emoções prazerosos compensam os momentos de queda.