ID: 29821
Autoria:
João Roberto Lorenzett, Ana Lucia Miranda Lopes, Marcus Vinicius Andrade de Lima.
Fonte:
Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 3, n. 1, p. 168-190, Janeiro-Junho, 2010. 23 página(s).
Palavras-chave:
Avaliação de desempenho , DEA , Educação Profissional
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
A Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis - DEA) tem sido extensivamente utilizada como apoio à gestão, na estimativa do desempenho relativo de unidades produtivas semelhantes entre si. Particularmente, vem sendo aplicada a empresas que trabalham utilizando múltiplos insumos para a produção de múltiplos produtos, para os quais é difícil designar preços ou pesos. O estudo é do tipo exploratório, descritivo e avaliativo. As técnicas de coleta de dados foram a observação, a análise documental e a pesquisa bibliográfica. As informações coletadas foram tratadas de forma qualitativa e quantitativa. Este trabalho apresenta um estudo de caso de aplicação do método DEA a uma empresa sem fins lucrativos, da área de educação profissional e serviços técnicos e tecnológicos (o SENAI, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Estudou- se a substituição de procedimentos já existentes de avaliação de desempenho de unidades produtivas, incluindo aspectos operacionais, financeiros e de gestão. Avaliou -se o desempenho de 21 unidades operacionais do SENAI segundo duas perspectivas: financeira e de qualidade. O modelo DEA escolhido é o de retornos variáveis à escala orientados a produto (BCC). Os resultados mostram que 33,3% das unidades são eficientes sob a perspectiva financeira, 42,8% o são sob a perspectiva da qualidade, e 19,0% do total das unidades são eficientes sob ambas as perspectivas. Conclui-se que o modelo DEA é apropriado à avaliação de desempenho das unidades operacionais do SENAI, pois fornece resultados valiosos aos gestores da instituição, tais como o estabelecimento de metas e a identificação de benchmarks para as unidades ineficientes.