ID: 40236
Autoria:
Márcio Luiz Marietto, Maria Henriqueta Gimenes Minasse, Isabel Cristina Scafuto, Sérgio Luiz do Amaral Moretti.
Fonte:
Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 8, n. 3, p. 121-145, Setembro-Dezembro, 2015. 25 página(s).
Palavras-chave:
Estratégia como prática , Etnografia , Hospitalidade , Marketing
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Esta pesquisa objetivou oferecer perspectivas diferentes para observar o fenômeno da Prática Estratégica para a sobrevivência de pequenas lojas comerciais localizadas em um Cluster. Observamos como os vendedores e gerentes destas lojas, imersos em um ambiente institucional vinculado aos rituais e simbolismo do casamento, utilizam elementos do hedonismo e da hospitalidade para alavancarem suas atividades estratégicas de vendas. O estudo utilizou-se de procedimentos etnográficos no maior cluster latino-americano de lojas de produtos para noivas e analisou como os gestores de pequenas lojas deste segmento realizam seu trabalho estratégico de promoção de vendas. Os resultados indicaram que os atributos institucionais do ritual simbólico do casamento permitem a interação dos gestores em suas práticas estratégicas utilizando, como ferramentas, elementos do marketing e da hospitalidade, possibilitando legitimidade e, consequentemente, a sobrevivência destas organizações.