ID: 58005
Autoria:
Danilo de Melo Costa, Francisco Vidal Barbosa, Pedro Antônio de Melo, Ricardo Viana Carvalho de Paiva.
Fonte:
Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 13, n. Edição Especial 1, p. 89-113, Janeiro-Março, 2020. 25 página(s).
Palavras-chave:
Avaliação do ensino superior , Eficiência do ensino superior , Ensino superior , Políticas públicas
Tipo de documento: Artigo (Inglês)
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Esta pesquisa tem como objetivo analisar a eficácia das principais políticas públicas de ensino superior no Brasil, considerando o montante investido e o número de alunos atendidos, no período de 2003 a 2012. O estudo foi projetado como exploratório e quantitativo, no qual um grupo de políticas públicas foram analisadas estatisticamente, utilizando como referência a taxa de crescimento anual composta (CAGR). Os resultados mostraram que a UAB é uma forma de educação que se expandiu nos últimos anos pela incrível taxa média de crescimento no número de estudantes (109,4%); que os IFETs tiveram uma taxa de crescimento anual média de 23,6%, relativamente alta em comparação com outras políticas públicas; que Prouni e Fies mostraram-se eficientes no período analisado em relação ao custo/aluno; e que o Reuni trouxe eficácia ao sistema, corrigindo desvios no número de alunos por professor, ampliando a oferta de cursos noturnos e levando ao interior universidades e campi.