ID: 31205
Autoria:
Wilian Gatti Junior.
Fonte:
Revista Eletrônica Gestão e Serviços, v. 2, n. 1, p. 205-227, Janeiro-Junho, 2011. 23 página(s).
Palavras-chave:
Logística urbana , Restrição a circulação de veículos , Transporte urbano de cargas
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Para solucionar os problemas decorrentes dos congestionamentos na cidade, a prefeitura de São Paulo publicou uma série de decretos impondo restrições à circulação de veículos de carga na área denominada, Zona de Máxima Restrição de Circulação (ZMRC), ampliando a área e os horários de restrição. Este artigo, classificado como um estudo exploratório tem como objetivo apresentar a evolução das medidas na cidade e a reação dos diversos agentes envolvidos. A partir deste quadro, são propostas linhas de pesquisa para a continuidade do debate sobre o tema com foco na logística, gerenciamento da cadeia de suprimentos e no mercado de transporte. Para isso, foram entrevistadas empresas (indústrias e transportadoras) em algumas regiões do Estado e entidades de classe. Esperava-se que as soluções compreendessem o desenvolvimento econômico, a eficiência do transporte e a minimização dos impactos adversos, porém, as medidas adotadas buscaram a minimização de parte desses impactos, em especial, o nível de congestionamento da cidade. A iniciativa privada se reuniu em torno de entidades de classe com o objetivo de protestar e propor soluções de responsabilidade do poder público. O estudo não identificou qualquer iniciativa de governança na cadeia de suprimentos para a superação dos problemas operacionais que surgiram.