ID: 34082
Autoria:
Paulo Eduardo Ribeiro, Marco Aurélio Bernardes.
Fonte:
Revista Eletrônica Gestão e Serviços, v. 5, n. 2, p. 978-993, Julho-Dezembro, 2014. 16 página(s).
Palavras-chave:
comportamento empreendedor , cultura empreendedora , Empreendedor , ensino superior , inovação
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
O objetivo deste artigo é verificar o papel das universidades quanto ao desenvolvimento e o fomento de comportamentos empreendedores como alternativa nesse mercado cada vez mais escasso de oportunidades e cada vez mais competitivo. Para melhor fundamentar a pesquisa, foram abordados os seguintes temas: a) O que é ser empreendedor? b) Cultura empreendedora c) Comportamento empreendedor no ensino superior d) Inovação no ensino superior. O estudo foi feito a partir de levantamento bibliográfico, artigos, monografias, teses e dissertações adquiridas de fontes seguras de consulta, por exemplo, Medline, Lilacs, Bireme, Scielo, Google Acadêmico etc. Fazer convergir o interesse de professores, alunos pesquisadores e potenciais empreendedores espalhados pelos territórios para a criação e consolidação de negócios com perfil empreendedor, passa a ser o papel e o desafio da universidade. As pesquisas apresentadas neste trabalho podem oferecer uma melhor fundamentação conceitual aos estudiosos do tema, bem como às pessoas que se interessem pelo assunto.