ID: 42095
Autoria:
Mauren do Couto Soares, Ana Rita Catelan Callegaro, Fernanda Catelan Callegaro, Stefânia Ordovás de Almeida.
Fonte:
Revista Eletrônica Gestão e Serviços, v. 7, n. 1, p. 1535-1560, Janeiro-Junho, 2016. 26 página(s).
Palavras-chave:
percepção de sortimento , setor de supermercados , validação de escala
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este artigo relata a validação da escala de percepções de sortimento de produtos no contexto brasileiro. Originalmente desenvolvida por Bauer, Kotouc e Rudolph (2012), a escala, composta por treze itens, engloba quatro dimensões relativas ao sortimento: percepções de preço, qualidade, variedade e apresentação do sortimento. Para atingir seu objetivo, o estudo se utilizou de um levantamento survey crosssectional. A amostra, seguindo o critério de conveniência, foi formada por 161 consumidores de supermercados de Porto Alegre. Em comparação com o modelo original, a escala adaptada para o Brasil apresentou uma configuração mais parcimoniosa, com a validação de três fatores: percepções de qualidade do sortimento, variedade do sortimento e apresentação do sortimento. Ainda assim, demonstrou valores substancialmente superiores na análise fatorial confirmatória, confirmando a confiabilidade e a validade da versão da escala utilizada nesta pesquisa. As implicações do estudo para o setor, representante da área de serviços, são discutidas e futuras pesquisas apontadas.