ID: 66897
Autoria:
Aline Vieira Malanovicz.
Fonte:
Revista Eletrônica Gestão e Serviços, v. 12, n. 2, p. 3525-3548, Julho-Dezembro, 2021. 24 página(s).
Palavras-chave:
gestão pública , processamento de operações financeiras , produtos financeiros , serviços de TI , Terceirização
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Empresas públicas, com o objetivo estratégico de manter o foco na prestação de serviços para a sociedade e em suas competências primordiais (core competences), têm buscado a terceirização de atividades de apoio aos seus processos internos. Atividades relacionadas à tecnologia de informação, desenvolvimento de sistemas, processamento de dados de produtos e serviços têm sido cada vez mais alvo de terceirização (outsourcing). Em outras palavras, a terceirização de serviços de Tecnologia de Informação (T.I.) é uma opção de gestão utilizada por empresas privadas e públicas. Entretanto, embora a terceirização da T.I. traga benefícios, também traz desafios, pois o processo de terceirização não é livre de problemas. Existem dificuldades neste processo, as quais são relatadas em pesquisas recentes e antigas, em trabalhos acadêmicos e gerenciais. O objetivo deste trabalho é descrever dificuldades encontradas em um caso de terceirização em uma empresa pública. Para isso, foi realizada uma pesquisa utilizando consulta documental em uma empresa pública do setor financeiro. Os resultados confirmaram desafios, dificuldades, e fatores de risco identificados em outras pesquisas. Os principais desafios identificados são relacionados a fornecedores, contratos e ao próprio cliente. E as ações que a empresa vem fazendo para enfrentar os desafios identificados incluem: desenvolvimento interno de controles, benchmarking com outras parceiras da terceirizada, diálogo com a terceirizada para solução das dificuldades, e revisão periódica das condições do produto, do processo e do contrato, para melhor controle e gestão.