ID: 59044
Autoria:
Felipe Chibás.
Fonte:
Revista ENIAC Pesquisa, v. 5, n. 2, p. 257-275, Julho-Dezembro, 2016. 19 página(s).
Palavras-chave:
Barreiras Culturais à Comunicação , Comportamento do Consumidor , Ética Digital , Inovação , Marketing Digital , Responsabilidade social
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Neste artigo, descreve-se a importância da ética desde os primórdios da humanidade até os tempos atuais, com ênfase na sua importância para a gestão. Apresenta-se o conceito da Cibercultura no contexto das organizações contemporâneas, assim como várias definições da Ética; discutem-se os seus aspectos afetivos e intuitivos e não apenas os racionais. Mostra-se a importância das Barreiras culturais à Comunicação para diagnosticar a existência de um ambiente organizacional ético. Tem como objetivo analisar como se manifestam algumas das diversas relações entre a ética e as Barreiras Culturais à Comunicação nos ecossistemas digitais atuais, assim como descrever alguns dos comportamentos organizacionais contemporâneos na Internet considerados éticos e antiéticos com a apresentação de casos. Realizou-se uma pesquisa teórica qualitativa de caráter exploratório, com utilização de levantamento bibliográfico, observação não participante, assim como estudo de caso. Para se fazer uma análise ética na atualidade, é preciso partir de um enfoque casuístico e não apenas de uma definição teórica de Ética. O artigo tenta responder a questões referentes a como a Ética se manifesta nas empresas contemporâneas que utilizam, de forma profícua, as novas tecnologias da comunicação e se nelas ainda persistem algumas das Barreiras Culturais à Comunicação, descritas antes no mundo físico. As conclusões apontam que, a partir do advento das novas tecnologias da comunicação, uma nova ética digital se apresenta, constrói-se e envolve novos princípios, regras e comportamentos da sociedade, organizações, colaboradores e clientes. O diagnóstico das Barreiras Culturais à Comunicação ajuda a perceber este processo.