ID: 60744
Autoria:
Gabriel da Silva Campos, Maria Lúcia Gili Massi.
Fonte:
Revista ENIAC Pesquisa, v. 9, n. 2, p. 331-344, Julho-Dezembro, 2020. 14 página(s).
Palavras-chave:
Ciclo de sucesso nas organizações de serviço , Inteligência Social , Líder , Liderança , nteligência Emocional
Tipo de documento: Artigo (Português)
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As inteligências emocional e social têm sido muito abordadas no âmbito empresarial, destacando a necessidade de os líderes desenvolverem-nas, por serem eles as peças-chave para o ciclo de sucesso das organizações de serviço. Nessa direção, este artigo, baseado em pesquisas bibliográficas, em que foram explorados os componentes das inteligências emocional e social com foco no líder, pesquisando em periódicos científicos, sites e livros, sobretudo os de Goleman, tem como objetivo verificar a possibilidade de correlacionar as práticas do ciclo de sucesso das organizações de serviço com os componentes das inteligências emocional e social que o líder deve desenvolver. Ainda que haja muitas fontes de pesquisa sobre os temas desenvolvidos, nenhuma faz a correlação entre eles, o que evidencia a contribuição deste estudo com a academia. Os resultados revelaram que é possível correlacionar as práticas do ciclo de sucesso com as inteligências emocional e social que o líder deve desenvolver. Nessa perspectiva, este ensaio pode ser um guia de grande auxílio para a tomada de decisão dos líderes, colaborando assim com a sociedade.