ID: 61910
Autoria:
Samuel Lyncon Leandro de Lima, Maria da Piedade Araújo, Fernando Dal Ri Murcia.
Fonte:
Revista Evidenciação Contábil & Finanças, v. 9, n. 1, p. 44-62, Janeiro-Abril, 2021. 19 página(s).
Palavras-chave:
Audito-ria , Contabilidade , Desempenho econômico e financeiro , Governança corporativa , Teoria da divulgação voluntária
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Objetivo: O propósito da pesquisa foi analisar os fatores determinantes que influenciaram a probabilidade das companhias não financeiras de capital aberto, listadas na Brasil Bolsa Balcão a realizarem a prática de disclosure de informações financeiras voluntárias no ano de 2016. Fundamento: A divulgação voluntária de informações consiste em uma temática com papel fundamental na contabilidade, pois discute aspectos associados à transparência de informações das organizações. Método: O diferencial metodológico proposto nessa pesquisa foi construir as variáveis dependentes, com o auxílio de uma métrica qualitativa. Foram realizadas coletas para levantamento sobre as informações financeiras publicadas voluntariamente em 267 companhias e, consequentemente, analisadas em profundidade, objetivando construir as variáveis dependentes dos modelos de regressão. Já as variáveis explicativas, foram modeladas com base em estudos anteriores, relativas à rentabilidade, ao endividamento, ao tamanho, a governança corporativa e a auditoria. Por conseguinte, para a análise dos dados, empregou-se a modelagem de regressão logit. Além disso, no intuito de analisar a validade preditiva dos modelos estimados, empregou-se o teste de Hosmer-Lemeshow. Resultados: Os principais resultados consistem nas evidências da governança corporativa e da auditoria influenciarem significativamente as práticas de disclosure de informações financeiras das empresas. Dessa maneira, os resultados evidenciaram que as empresas listadas no Novo Mercado não só têm alta probabilidade de publicarem voluntariamente, como divulgam de maneira mais detalhada, mostrando-se mais transparência. Contribuições: Essa pesquisa contribui para a literatura da divulgação de informações, proporcionando evidências sobre a relevância do nível de governança corporativa e da auditoria indepen-dente na maximização da probabilidade da divulgação voluntária.