ID: 782
Autoria:
Maurília de Cássia Veloso Soares, Maria Laetitia Corrêa.
Fonte:
Revista Gestão & Planejamento, v. 9, n. 1, p. 1-18, Janeiro-Junho, 2008. 18 página(s).
Palavras-chave:
Aprendizagem , Líder-Coach , Treinamento Comportamental
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
O foco deste artigo é analisar a
influência do líder-coach
na consolidação da
aprendizagem de uma equipe no ambiente de trabalho, aprendizagem esta que se
desenvolveu em treinamentos comportamentais promovidos pela empresa. No que
tange à metodologia, a presente pesquisa enquadrou-se como
exploratório-descritiva, com base em um estudo de caso. No universo das
concessionárias da FIAT em Belo Horizonte/MG, num total de oito, foiselecionada
uma, como campo de pesquisa. Nesta foram entrevistados três gestores,
considerados como líderescoach,
e nove funcionários,
que constituíam três equipes de trabalho, selecionadas de forma intencional, a
partir de treinamentos comportamentais a que haviam se submetido. Com base na
análise dos dados, concluiu-se que há dificuldades substanciais no
compartilhamento do aprendizado com pessoas de outros setores entre as áreas de
trabalho na concessionária. Constatou-se, também, que as ações desenvolvidas
pelos líderes-coach, como reuniões de compartilhamento do
aprendizado e avaliação de desempenho, fazem parte da cultura da empresa, como
o treinamento para os funcionários da concessionária objeto de estudo, o que
facilita a consolidação desse aprendizado. Por fim, pode-se concluir que há influência
significativa dos líderes-coach
na consolidação daaprendizagem
comportamental, após o funcionário ter passado por treinamentos
comportamentais.