ID: 832
Autoria:
Juliana de Melo Franco Murari, Diogo Henrique Helal.
Fonte:
Revista Gestão & Planejamento, v. 10, n. 2, p. 262-280, Julho-Dezembro, 2009. 19 página(s).
Palavras-chave:
Administração , Competências Profissionais , Ensino Superior , Estágio
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O objetivo geral do presente estudo compreende analisar como a prática do estágio se relaciona com a formação de competências profissionais de alunos do curso de Administração, de uma IES privada em Belo Horizonte - MG. Para atender a esse propósito, o modelo utilizado foi o de Paiva e Melo (2008), inspirado em Cheetham e Chivers (1998), que apresenta quatro atores sociais envolvidos na formação de competências profissionais: Instituições de Ensino,Estado, Instituições Coletivas e Organizações. Seu núcleo central é formado pelas competências intelectual, técnicofuncional, comportamental, ética e política. Esta pesquisa é um estudo de caso, tendo sido realizada a pesquisa documental e a pesquisa de campo, de natureza descritiva, com enfoque qualitativo. Foram analisados dados secundários e primários ligados ao conceito de formação de competências profissionais por meio da prática do estágio, e realizadas 12 entrevistas semi-estruturadas, mediante amostragem não probabilística intencional, com coordenadores do curso de Administração, alunos-estagiários, empresas concedentes de estágio, Agentes de Integração e Associação Brasileira de Estágios. A IES acredita ser seu papel formar competências profissionais, essencialmente as intelectuais. As organizações entrevistadas, de outro modo, acreditam que as competências técnico-funcionais são ensinadas diretamente aos estagiários no ambiente de trabalho. Demandam também, dos estagiários, a presença de competências comportamentais, éticas e políticas. A partir dos resultados, conclui-se também que o estágio, em Administração, é um mecanismo que permite a formação de competências profissionais, e contribui de maneira significativa para a inserção do aluno no mercado de trabalho.