ID: 27726
Autoria:
Luiz Alex Silva Saraiva, Mara Moreira Benevides.
Fonte:
Revista Gestão & Planejamento, v. 1, n. 13, p. 46-59, Janeiro-Junho, 2006. 14 página(s).
Palavras-chave:
estratégia empresarial , gestão de pessoas , universidade corporativa
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este estudo discute o papel das universidades corporativas como diferencial competitivo das organizações que adotam este modelo, considerando o caráter estratégico da Gestão de Pessoas na atualidade. O suporte teórico engloba conceitos de Estratégia Organizacional, Universidade Corporativa, Gestão por Competências, Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional. Metodologicamente, esta pesquisa foi conduzida por meio de uma estratégia qualitativa, na qual foram entrevistados com um roteiro semi-estruturado diversos profissionais envolvidos com o processo de concepção e de implementação da Universidade Corporativa Valer, da Companhia Vale do Rio Doce. Os resultados apontam a adequação do modelo à estratégia da organização, a gradativa sedimentação de vantagens competitivas, a existência da gestão do conhecimento, da gestão por competências e da aprendizagem organizacional nas práticas e princípios da organização, bem como a assunção de uma visão estratégica na Gestão de Pessoas. Conclui-se que a universidade corporativa, , embora amplie e alinhe estrategicamente a Gestão de Pessoas, não pode ser considerada uma nova estratégia, tampouco uma nova forma de gerenciar profissionais em uma organização, pois isso depende dos pressupostos organizacionais numa perspectiva sistêmica e estratégica.