ID: 27831
Autoria:
Goli Sales Guerreiro.
Fonte:
Revista Gestão & Planejamento, v. 1, n. 11, p. 6-22, Janeiro-Junho, 2005. 17 página(s).
Palavras-chave:
cultura baiana , imagem turística , turismo cultural
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este artigo no campo da antropologia do turismo se debruça sobre a construção da imagem da Cidade da Bahia, como é conhecida a capital do Estado, e discute as relações entre cultura local e a atratividade turística. A pesquisa procura demonstrar que a imagem de Salvador foi tecida num processo histórico-cultural que envolve muitos articuladores - artistas, intelectuais, políticos, gestores públicos -resultando na idéia de baianidade. Apoiado na legitimidade dessa rede, o marketing turístico veicula uma imagem glamourizada, através das mídias - eixo fundamental da era estético-comunicacional que estamos vivenciando. Cientes da capacidade de transcendência da produção cultural da cidade, disseminada nacionalmente, sobretudo, nos anos 60 e 70 do século passado, os gestores turísticos inseridos num contexto político-econômico que privilegia esta atividade, consolidam, a partir dos anos 1980, a transformação das particularidades da cultura local em atrativos turísticos, investindo assim no turismo cultural.