ID: 27874
Autoria:
Fernanda Cecília Ribeiro, Felipe Mendes Borini.
Fonte:
Revista Gestão & Planejamento, v. 1, n. 9, p. 40-52, Janeiro-Junho, 2004. 13 página(s).
Palavras-chave:
alianças estratégicas , empresas de mídia , vantagem competitiva
Tipo de documento: Artigo (Português)
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No contexto de mídia global, torna-se necessário analisar e compreender novas alternativas estratégicas para posicionar as organizações. O objetivo do artigo é caracterizar a estratégia de cooperação entre as empresas de mídia de primeiro e segundo escalão e analisar quais são as principais vantagens competitivas para ambas, advindas dessa estratégia. As empresas de primeiro escalão são sete multinacionais: Disney, AOL-Time Warner, Sony, News Corporaration, Viacom, Vivendi e Bertelsmann. O segundo escalão é composto por aproximadamente seis dezenas de empresas que são potências nacionais ou regionais. A cooperação entre empresas acontece quando estas encontram maneiras de combinar seus recursos e capacidades para criar competências essenciais compartilhadas. Por meio de uma análise do mercado de mídia global e mais especificamente, do grupo Abril, os resultados mostram como as empresas de mídia de ambos os escalões ganham vantagens competitivas por meio da cooperação, principalmente as de segundo escalão.