ID: 27882
Autoria:
Francisco Uchoa Passos, Armando Neto, Camila Dias, Rodrigo Soares.
Fonte:
Revista Gestão & Planejamento, v. 1, n. 6, p. 33-41, Julho-Dezembro, 2002. 9 página(s).
Palavras-chave:
Demandas tecnológicas , Lacunas de capacitação , Tipos de demandas tecnológica
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este artigo caracteriza as demandas tecnológicas dos fornecedores da Planta da Ford instaladas no site de Camaçari-Bahia. O objetivo do estudo é caracterizar os níveis de implementaçãode 5 tipos de demandas entre aqueles fornecedores, quais sejam: (1) demandas por tecnologias de gestão (reengenharia, cálculos de produção, engenharia simultânea, JIT, TQM, controle estatístico, certificação ISO, custos aBC, etc.); (2) demandas por tecnologias de produção e automação (CIM, CAD, CAE, CAM, controle numérico, protótipagem rápida, sistemas de gestão de estoques, etc.); (3) demandas por serviços de consultorias e ensaios; (4) demandas por informações tecnológicas (novas tecnologias, mercados, patentes, parcerias, atos do governo, etc.); e (5) demandas por treinamentos, qualificação de formação de pessoas. Estas demandas foram avaliadas entre quatro grupos de fornecedores de primeira camada da montadora, ou sejam: (a) fornecedores de componentes metálicos; (b) fornecedores de peças plásticas (c) fornecedores de materiais de pintura; e (d) fornecedores dos grandes módulos de montagem do veículo. O levantamento revelou que os fornecedores têm perfis diferenciados de demandas tecnológicas, quando comparados com empresas locais do setor metal mecânico da Bahia. são discutidas causas e consequências daquelas diferenças.