ID: 34820
Autoria:
Rogério João Lunkes, Darci Schnorrenberger, Valdirene Gasparetto.
Fonte:
Revista Gestão & Planejamento, v. 15, n. 3, p. 430-450, Setembro-Dezembro, 2014. 21 página(s).
Palavras-chave:
Alinhamento Estratégico , Caso , Contratos de Resultado , Planejamento
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
O processo de implementação dos objetivos definidos no planejamento estratégico é um dos grandes desafios na gestão das organizações. Isto envolve o alinhamento das metas e ações nos diferentes níveis: estratégico, tático e operacional. Assim, o trabalho tem por objetivo se propõe a discutir e ilustrar o processo de alinhamento estratégico, tático e operacional numa empresa de grande porte com o auxílio de uma metodologia multicritério em apoio a decisão construtivista – MCDA-C. O método utilizado para desenvolver esta pesquisa foi descritivo conduzido através de levantamento bibliográfico e delineamento do tipo estudo de caso. Com o auxílio da metodologia MCDA-C a empresa vem, gradativamente, conseguindo harmonizar, explicitar e mensurar os interesses dos órgãos reguladores, acionistas, clientes, empregados e sociedade em geral, alinhando os esforços de todos. Com isto, nas devidas proporções, para todos os níveis hierárquicos são definidos objetivos e metas a serem alcançadas. Com este processo negociado de definição de metas, aliado a uma política de consequências, a organização conseguiu alinhar a visão estratégica com sua operacionalização, alcançando resultados consistentes em todos os níveis de planejamento.