ID: 1765
Autoria:
José Elmar Feger, Augusto Fischer, Tânia Maria dos Santos Nodari, Dirceu Scaratti, Anacleto Angelo Ortigara.
Fonte:
Revista Gestão Organizacional, v. 1, n. 2, p. 102-118, Junho-Dezembro, 2008. 17 página(s).
Palavras-chave:
Características comportamentais , empreendedor , Empreendedorismo social
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O empreendedorismo tem despertado interesse tanto no meio acadêmico como no meio empresarial e público, especialmente por sua importância para a geração de emprego e renda. Verifica-se crescente número de pesquisas tratando de questões específicas do empreendedorismo, em especial no sentido de demonstrar a sua importância como gerador de inovações, no meio empresarial privado, no terceiro setor ou no setor público. Esses trabalhos têm discutido as diferenças entre os diversos tipos de "empreendedorismos". A proposta deste trabalho, cujo resultado aqui é apresentado, foi verificar se existem realmente diferenças entre os empreendedores sociais e privados, do ponto de vista de suas atitudes e ações. Através de pesquisa descritiva, utilizando o método de levantamento (survey) com abordagem quantitativa, constatou-se, pelo menos no que tange à amostra, que, de maneira geral, não existe diferença significativa entre as pontuações alcançadas pelos empreendedores sociais e os privados, quanto às características de comportamento empreendedor.