ID: 31296
Autoria:
Silvia Novaes Zilber, Marcelo Scorsato de Rosa.
Fonte:
Revista Gestão Organizacional, v. 6, n. 2, p. 56-70, Maio-Agosto, 2013. 15 página(s).
Palavras-chave:
Adoção de e-business , Indústria Multinacional , Inovação , Mudanças na Estrutura Organizacional , Mudanças na Logística
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O objetivo dessa pesquisa foi identificar as principais mudanças, dificuldades e benefícios gerados pela adoção de e-business por indústrias multinacionais no Brasil, que atuavam somente no mundo físico e que passaram a atuar também, de forma complementar às suas operações tradicionais, no mundo virtual. Também foram identificadas as necessidades que levaram a essa adoção. O foco das mudanças estudadas concentrou-se naquelas que ocorreram na estrutura organizacional das empresas, dado o papel relevante da forma como as mesmas se organizam para melhor aproveitar as oportunidades de e-business, e nas transformações ocorridas na logística das mesmas. A inovação trazida pelo e-business (focada nesse estudo nas atividades de comércio eletrônico) ao segmento estudado possibilitou a conexão direta ao seu cliente final, numa ação de desintermediação inédita para esse setor da economia. O método adotado foi o estudo multicaso com duas empresas: uma indústria nacional (“A”) e outra subsidiária de país desenvolvido (“B”), para investigação sobre se houve transferência de experiência da matriz para a subsidiária, facilitando o processo. Os principais resultados obtidos mostram como motivações para a adoção de e-business o aumento de receitas, citado por ambas, embora “B” tenha destacado o alinhamento com estratégia global focada em inovação como “vitrine” para mostrar a faceta inovadora da empresa. Quanto às transformações logísticas ocorridas, “A” contratou operador logístico para levar a cabo essa nova atividade, enquanto que “B” desenvolveu logística adaptada internamente, beneficiando-se do conhecimento da matriz.