ID: 8492
Autoria:
Josué Vitor Medeiros Junior, Miguel Moreno Añez, Hilka Pelizza Vier Machado.
Fonte:
Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 11, n. 2, p. 120-144, Maio-Agosto, 2012. 25 página(s).
Palavras-chave:
Estratégia como Prática , Práticas Estratégicas , Sistemas de Franquias
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Busca-se analisar, por meio deste artigo, a percepção de uma franqueada sobre a construção de estratégias situadas em torno de práticas vividas, tomando como referência os padrões do franqueador e a realidade regional em que se encontra esta franqueada. Dada a complexidade existente nas relações entre franqueado e franqueador em um sistema de franquias e suas implicações nas estratégias desenvolvidas por estes atores, adotou-se nesta pesquisa, de natureza qualitativa, o referencial teórico baseado na abordagem denominada Estratégia como Prática, que busca compreender o fazer estratégia, considerando seus atores envolvidos (os praticantes), as práticas instituídas e incorporadas, além das práxis que representam a efetiva realização das ações estratégicas, construídas e reconstruídas socialmente. Para coleta dos dados, foram realizadas entrevistas abertas em profundidade com a proprietária de duas lojas franqueadas, localizadas em uma cidade do interior do Nordeste do Brasil. Os dados foram analisados e categorizados em decorrência de como a franqueada responde às práticas instituídas pelo sistema de franquias. Como resultado, foram identificadas quatro categorias que representam práticas relevantes: encontros promovidos pelo franqueador, planejamento anual do franqueado, visita de consultores e estratégias comerciais de vendas. Pôde-se concluir que, embora haja um controle considerável do franqueador sobre seus franqueados, muitas das práticas do sistema de franquias são adaptadas e transformadas em práxis pela franqueada, muitas vezes de maneira distinta do que foi instituído originalmente. Ressalta-se a importância da abordagem de estratégia como prática no entendimento da construção e interpretação da estratégia em um sistema de franquias baseado nas relações sociais desenvolvidas neste sistema.