ID: 10079
Autoria:
Minelle Enéas Silva, Débora Prazeres Balbino.
Fonte:
Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 12, n. 1, p. 29-53, Janeiro-Março, 2013. 25 página(s).
Palavras-chave:
Estratégia , Responsabilidade Socioambiental Empresarial , Vantagem Competitiva Sustentável , Visão Baseada em Recursos
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Sob a ótica de uma maior preocupação empresarial com relação aos aspectos sociais e ambientais visualizados na sociedade, a Responsabilidade Socioambiental Empresarial (RSAE) é entendida como uma nova perspectiva de gestão a ser utilizada, que não mais se restringe a atender os anseios de lucro dos acionistas, mas que procura incluir em sua análise outros interessados, tais como a sociedade e o ambiente. De acordo com a Visão Baseada em Recursos (VBR), a RSAE é considerada como uma capacidade organizacional, pois envolve um conjunto de recursos e dependendo da maneira como é integrada ao planejamento empresarial, pode vir a ser fonte de vantagem competitiva sustentável (VCS). Assim, o objetivo do estudo é analisar a responsabilidade socioambiental como propensa vantagem competitiva sustentável de uma organização, à luz da Visão Baseada em Recursos . A partir da discussão realizada para o ensaio teórico, identificaram-se alguns aspectos da RSAE que podem ser elevados ao patamar de uma VCS, quais sejam: a geração de uma boa reputação e imagem organizacionais, e uma cidadania corporativa favorável à prática da RSAE. Torna-se oportuno, portanto, a realização de estudos empíricos, qualitativos e/ou quantitativos, que possam ratificar e ampliar os argumentos dessa discussão, a partir do desenvolvimento de conceitos, elaboração de instrumentos de mensuração e proposição de modelos, sobre RSAE.