ID: 26868
Autoria:
Marco Antonio Conejero, Marcos Fava Neves.
Fonte:
Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 5, n. 1, p. 75-85, Janeiro-Junho, 2006. 11 página(s).
Palavras-chave:
Madeira certificada , Manejo florestal , Marketing ambiental , Redes internacionais
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A certificação de produtos e processos é uma exigência dos compradores de madeira nos Estados Unidos e nos países europeus. Para atender ao mercado externo, o Brasil vem acompanhando essa tendência. A certificação atesta que o produto é ecologicamente correto, ou seja, vem de uma floresta bem manejada, é socialmente justo e economicamente viável, além de cumprir todas as leis vigentes no setor. Entretanto, a empresa “verde” só consegue oferecer produtos diferenciados seus consumidores em razão de manter relacionamentos empresariais para produção e distribuição dos artigos nas especificações requeridas. Conseqüentemente, as empresas se relacionam cada vez mais e são interdependentes, formando as chamadas “redes”. Este trabalho procurou verificar se o conceito de redes é aplicável à empresa Orsa Florestal, por meio de um estudo de caso. Como conclusão, constatou-se que ela faz parte de uma cadeia produtiva, e não de uma rede, adaptando-se às regras e aos padrões exigidos pelo negócio.