ID: 26701
Autoria:
Milton de Abreu Campanário, Emerson Antonio Maccari, Cibele Barsalini Martins, Paulo Antonio de Jesus Maffei.
Fonte:
Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 4, n. 1, p. 63-70, Janeiro-Dezembro, 2005. 8 página(s).
Palavras-chave:
Inovação incremental , Inovação tecnológica , P&D , Pesquisa e desenvolvimento
Tipo de documento: Artigo ()
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Com a globalização, as empresas tiveram de adaptar-se a uma nova realidade, gerando, assim, uma necessidade contínua de aperfeiçoamento para sua permanência no mercado. Diante disso, torna-se indispensável analisar a real importância das inovações tanto radicais quanto incrementais nas organizações. Nesse sentido, este artigo aborda os conceitos-chave em relação à inovação e suas conseqüências na competitividade das empresas. O método foi o de estudo de caso na empresa Fujifilm, avaliando a inovação tecnológica e as efetivas mudanças que essa inovação trouxe para a empresa. Este estudo está embasado no referencial teórico e em entrevistas com questionário semi-estruturado. As principais conclusões indicam que a Fujifilm, para manter-se competitiva, teve de investir em pesquisa e desenvolvimento (P&D), processo de melhoramento contínuo e inovação incremental da tecnologia da quarta camada de cor, que utiliza o conceito de reprodução da luz semelhante à forma de percepção da imagem pela visão humana.