ID: 34564
Autoria:
Vânia Maria Jorge Nassif, Marcos Hashimoto, Derly Jardim Amaral.
Fonte:
Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 13, n. 4, p. 107-121, Outubro-Dezembro, 2014. 15 página(s).
Palavras-chave:
Empreendedor , Empreendedorismo , Estratégia , Planejamento
Tipo de documento: Artigo (Inglês)
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Este estudo examinou se os empreendedores se vêem como planejadores estratégicos e procurou entender os fatoreschave que contribuem no desenvolvimento de seus negócios. Trata-se de uma pesquisa quantitativa-qualitativa. Participaram da pesquisa 339 empreendedores que estão à frente de seus negócios pelo menos há 5 anos em São Paulo, Brasil. Um questionário com 27 perguntas foi validado, contendo itens sobre planejamento, estratégia e empreendedorismo. Os dados foram analisados, inicialmente, por meio de análise fatorial que determinaram seis fatores denominados: ambiente externo, inovação, ambiente interno, experiência, missão e impulsividade. A parte qualitativa do estudo trouxe uma discussão sobre esses fatores. A relevância dos ambientes, interno e externo, é mostrada pela relação e importância que estes fatores podem exercer no desempenho da empresa, incluindo informações sobre as melhores práticas de mercado na produção de produtos/serviços, em comparação com forças e fraquezas internas. A incerteza e as variações do ambiente faz com que o esforço de planejar seja uma tarefa difícil para os empreendedores. Por outro lado, as habilidades pessoais, incluindo a sua capacidade inovadora, juntamente com a experiência acumulada podem compensar a falta de planejamento. Graças a essas qualidades, os empreendedores estão constantemente aprimorando suas habilidades para criar e gerenciar seus negócios e, ao longo do tempo, alcançar o sucesso. Os fatores em elevação, demonstrados na análise fatorial, indicam que as iniciativas dos empreendedores de fazer o planejamento estratégico se equilibram entre os fatores ambientais e habilidades pessoais. A abordagem teórica, effectuation e causation, explica como os empreendedores lidam com este equilíbrio no momento de decidir, agindo impulsivamente ou planejando em certas condições, o que representa a contribuição fundamental deste artigo.