ID: 54431
Autoria:
Alexandre Silva Rezende, Reynaldo Cavalheiro Marcondes.
Fonte:
Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 18, n. 2, p. 205-224, Abril-Junho, 2019. 20 página(s).
Palavras-chave:
Capacidades , Recursos , Resource based view , Sistemistas , Vantagem competitiva sustentável
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
OBJETIVO: Fazer um contraponto ao entendimento de que as empresas fornecedoras de suprimentos buscam a vantagem competitiva sustentável pela liderança em custos, na sua relação B2B, em situação de mercado oligopsonista mantida pelos clientes. MÉTODO: O estudo foi exploratório, descritivo, qualitativo, fundamentado na Resource Based View com a realização de uma pesquisa junto a três montadoras de veículos e quatro fornecedores de autopeças (sistemistas), dentre as empresas de maior participação no mercado automobilístico no país, localizadas no Estado de São Paulo. ORIGINALIDADE/RELEVÂNCIA: Caracterização dos recursos e das capacidades consideradas como estratégicas para a criação de valor superior aos produtos dos fornecedores, na relação B2B, que são decisivos para a manutenção da sua vantagem competitiva em relação à dos concorrentes. RESULTADOS: Foi evidenciado que as empresas que oferecem valor superior nos seus produtos, em relação aos concorrentes, focam nas suas capacidades estratégicas como, as habilidades de identificar o valor do produto para os clientes, de compartilhar o conhecimento global para dar rápidas respostas aos clientes e de apresentar continuadamente inovações, diante do preço padrão. CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS/METODOLÓGICAS: Mostrar que abordagens dentro da Administração estratégica, como a Resourece Based View, são limitadas ao focar apenas os aspectos econômicos da vantagem competitiva. CONTRIBUIÇÕES PARA A GESTÃO: Oferecer indicações aos tomadores de decisão que a consideração do preço é um dado limitante em mercados concorrências, como o exemplo da indústria automobilística, mas que as estratégias de conquista e manutenção da vantagem competitiva estão na descoberta do que cria valor superior em relação aos concorrentes.