ID: 5731
Autoria:
Jacques Demajorovic, Luiz Mauricio Wendel Prado.
Fonte:
Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 7, n. 2, p. 155-166, Julho-Dezembro, 2008. 12 página(s).
Palavras-chave:
Gestão integrada , Instituições de ensino , Meio Ambiente , Segurança do trabalho
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A gestão integrada vem ganhando um espaço cada vez maior nos debates atuais sobre estratégias organizacionais. Ainda assim, este tema se encontra focado primordialmente nas empresas industriais, relegando-se a um segundo plano o setor de serviços. No entanto, em uma economia pós-industrial, os impactos socioambientais das atividades de serviço não podem ser mais considerados pouco significativos, especialmente no caso de setores que afetam milhões de pessoas como é o caso do ensino. Essas organizações apresentam um enorme potencial de influenciar o comportamento dos indivíduos, uma vez que em suas instalações interagem diariamente milhares de alunos, professores e funcionários. No entanto, ainda há por parte dos gestores de instituições de ensino um grande desconhecimento dos riscos socioambientais presentes em suas escolas e universidades que, além de potencializar os impactos socioambientais dessas organizações, faz com que os recursos econômicos sejam desperdiçados, uma vez que os gestores dessas unidades raramente implementam programas de racionalização do consumo de recursos naturais. Por meio da revisão da literatura, busca-se, neste trabalho, detectar alguns dos principais riscos socioambientais presentes nessas organizações e as estratégias para a sua mitigação.