ID: 5779
Autoria:
Carolina Barbosa Montenegro, Kleber Cavalcanti Nóbrega, Tereza Souza.
Fonte:
Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 9, n. 3, p. 202-223, Setembro-Dezembro, 2010. 22 página(s).
Palavras-chave:
Estratégia , Gestão de serviços , Gestão escolar , Gestão estratégica
Tipo de documento: Artigo (Português)
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As constantes mudanças nos padrões de serviço afetam de maneira acentuada as escolas privadas, que oferecem serviços considerados essenciais. Esta realidade fez vigorar no cliente um novo perfil, mais criterioso, exigente e com maior poder de decisão. Os serviços são, assim, afetados pelas estratégias estabelecidas pela direção. Este artigo visa analisar como as estratégias desenvolvidas numa escola particular são refletidas na qualidade dos serviços oferecidos, na visão dos gestores. Com foco nos serviços educacionais, a formulação, desenvolvimento e controle das estratégias foram analisados com três diretores, gestores da Escola estudada. Para a condução do estudo de caso foi feito uso de coleta de dados por meio de entrevista, utilizando posteriormente a análise comparativa, revelando que a Escola estudada possui uma identidade organizacional conhecida por todos os seus colaboradores e um processo de planejamento estratégico, em nível nacional, que serve de pilar para o desenvolvimento das estratégias. Os três gestores entrevistados possuem funções diferentes, mas os resultados apontam que, mesmo atuando em atividades distintas, procuram manter sintonia em relação ao andamento das atividades escolares, dando suporte às estratégias estabelecidas. Por fim, pode-se dizer que, cada um, dentro de sua visão e responsabilidades está trabalhando estrategicamente para que os objetivos organizacionais sejam atingidos, disseminando as estratégias prioritárias, mas também buscando resolver pontualmente qualquer interferência que possa afetar o bom andamento dos planos de ação estabelecidos.