ID: 54255
Autoria:
Stefano Maleski, Ricardo Leonardo Rovai.
Fonte:
Revista Inovação, Projetos e Tecnologias, v. 3, n. 2, p. 197-210, Julho-Dezembro, 2015. 14 página(s).
Palavras-chave:
mercado automobilístico , produtividade , TRIZ , velocidade
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O país está passando por uma crise, que tem afetado todos os setores da economia, sendo que uma das indústrias mais afetadas, senão a mais afetada atualmente é a automobilística. Neste cenário de baixa de mercado e grande competitividade, a empresa que conseguir lançar seus carros mais rapidamente, e se reinventar, terá uma maior chance de sofrer menos o impacto da retração de mercado, uma vez que, ela conseguirá o que se chama de a nata do mercado. Para tal, é preciso que seu processo de desenvolvimento de produto seja mais eficiente do ponto de partida da elaboração do projeto até a prototipagem para entrega ao fornecedor. Uma das maneiras encontradas é a aplicação de uma metodologia de sistemas inventivos criada há mais de cinquenta anos, e até hoje aperfeiçoada, que utiliza conceitos de contradição e princípios inventivos visando a resolução de problemas. Denomina-se TRIZ – Teoria para Resolução de Problemas Inventivos e acredita-se que por sua característica, se aplicada ao desenvolvimento de produto do setor automobilístico, trará de forma eficiente e com baixo custo para sua aplicação, a eficiência e velocidade desejada. O trabalho nos traz uma visão preliminar do estudo de caso aplicado na Empresa X do setor automobilístico que será aplicar a metodologia TRIZ à atual metodologia utilizada pela empresa, visando maior velocidade na prototipagem de produtos.