ID: 65159
Autoria:
Alexsander Canaparro, Angelito Dornelles da Rocha, Marcelo André Machado, José Carlos da Silva Freitas Junior.
Fonte:
Revista Inovação, Projetos e Tecnologias, v. 9, n. 2, p. 289-308, Julho-Dezembro, 2021. 20 página(s).
Palavras-chave:
Design science research , Framework , Indústria , Transformação digital
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O processo de Transformação Digital (TD) é um desafio imposto por uma realidade de mercado onde a competitividade é fator chave para as organizações atingirem desempenhos superiores. As empresas devem integrar gradualmente novas tecnologias em seu processo de criação de valor por meio do desenvolvimento de projetos organizacionais apropriados. A TD pode ser considerada um processo e não um evento – ou seja, apoiando uma etapa a outra e não em eventos individuais e deve impactar de forma significativa o modelo de negócio. Portanto, não se deve confundir estratégia de Tecnologia de Informação (meio) com estratégia de TD (fim). Porém, os desafios para iniciar o processo de TD são inúmeros, sendo necessário definir por onde e como começar, quais tecnologias adotar, entre outros. Dado tamanha complexidade, o presente artigo aplicado tem por objetivo apresentar um framework contemplando as etapas necessárias para a implementação da transformação digital na em indústria alimentícia DOCE SABOR (nome fictício). Para tanto, utilizou-se o método Design Science Research (DSR). Assim, o presente artigo aplicado estruturou-se com base nos passos do DSR. Dentre os resultados e contribuições destaca-se que o framework apresentado contempla as etapas necessárias para a implementação da TD na indústria DOCE SABOR. Além disso, este estudo contribui com a literatura apresentando novos estudos e conhecimentos gerados ao longo do processo do DSR, bem como a metodologia em si, com as etapas necessárias para a TD em uma indústria, que podem ser seguidas e/ou adaptadas por gestores de uma forma geral.